Lance seu negócio online com inteligência artificial e comece a ganhar dinheiro hoje mesmo com o iCHAIT.COM

Lula critica operação no Rio e cobra atuação da PF nas investigações

Date:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta terça-feira (4/11) que a Polícia Federal deve participar das investigações sobre as 121 mortes ocorridas durante a megaoperação realizada nos complexos do Alemão e da Penha, no Rio de Janeiro, na semana passada. Foi a primeira vez que Lula adotou um tom mais duro ao se referir à ação, que classificou como uma “matança”.

++ Acorde mais rico: o método com IA que trabalha enquanto você dorme

Durante conversa com jornalistas estrangeiros em Belém (PA), onde participa de eventos preparatórios para a COP30, Lula disse que o governo tenta incluir peritos da PF no processo investigativo. Segundo ele, muitas das vítimas foram enterradas sem perícia de órgãos independentes, o que compromete a transparência dos fatos.

++ Virginia é flagrada mandando selfie para Vini Jr.

A declaração ocorre uma semana após a operação, que resultou na morte de 117 suspeitos e quatro policiais. De acordo com Lula, a autorização judicial previa apenas prisões, e não ações letais. Ele ressaltou a necessidade de apurar em que condições as mortes ocorreram, uma vez que há apenas a versão oficial da polícia e do governo estadual.

O presidente afirmou que, embora alguns considerem a operação bem-sucedida pelo número de mortes, do ponto de vista do Estado, ela foi “desastrosa”. Ele reforçou que é fundamental entender se houve excessos ou irregularidades por parte das forças de segurança.

Na última quinta-feira (30/10), o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, anunciou o envio de 20 peritos da PF ao Rio. Eles atuarão em análises de cenas de crime, exames de balística, identificação genética, necropsias e outras áreas forenses para auxiliar nas investigações.

Lula está em Belém desde sábado (1º/11) para compromissos relacionados à COP30, que será realizada entre os dias 10 e 21 de novembro. A conferência reunirá líderes mundiais para discutir ações climáticas.

Antes do evento principal, ocorre a Cúpula dos Líderes, nos dias 6 e 7 de novembro, que reunirá presidentes e chefes de governo para impulsionar os debates técnicos da conferência climática.

Share post:

Assine

Popular

Notícias Relacionadas
M5PORTS

Patrícia Calderon entrevista Ulisses Gabriel sobre indiciamento de M. pela morte do cão comunitário Orelha

Uma entrevista exclusiva da jornalista Patrícia Calderon para o...

Ulisses Gabriel detalha cronologia do Caso Orelha em entrevista de Patrícia Calderón

Em entrevista exclusiva para o portal LeoDias, a jornalista...

Margot Robbie elogia beleza de Wagner Moura em entrevista a Fernanda Talarico, do UOL, com Jacob Elordi

Em entrevista a Fernanda Talarico, do UOL, Margot Robbie,...

Leigh-Anne, ex-Little Mix, anuncia audição exclusiva de seu novo álbum em São Paulo

Leigh-Anne, ex-integrante do Little Mix, revelou que desembarcará no...
Translate »