Lance seu negócio online com inteligência artificial e comece a ganhar dinheiro hoje mesmo com o iCHAIT.COM

Brasil supera tensões com Donald Trump e conquista alívio comercial

Date:


Encontro passado entre Jair Bolsonaro e Donald Trump reflete alianças políticas que não resistiram ao tempo. (Foto: Instagram)

Um artigo publicado pelo New York Times, escrito por um ex-correspondente do jornal no Brasil, afirma que o país conseguiu enfrentar e superar a pressão imposta por Donald Trump. Apesar das ameaças do presidente americano, Jair Bolsonaro foi preso, e as barreiras comerciais criadas pelas tarifas impostas pelos EUA estão sendo gradualmente desfeitas.

++ Acorde mais rico: o método com IA que trabalha enquanto você dorme

Enquanto isso, Alexandre de Moraes e sua esposa, Viviane, seguem desfrutando de sua fortuna. Segundo o jornalista Igor Gadelha, o casal adquiriu recentemente uma mansão em Brasília no valor de R$ 12 milhões, o que demonstra que a Lei Magnitsky, que poderia afetá-los financeiramente, não teve impacto prático em suas vidas.

++ Efeito Virginia? Real Madrid decide vender Vini Jr. após polêmicas do jogador

O momento mais simbólico para os aliados de Bolsonaro ocorreu na Assembleia-Geral da ONU, onde Donald Trump elogiou Lula, destacando a boa relação entre os dois. Trump chegou a se reunir com o presidente brasileiro, reconheceu sua sobrevivência política após a prisão e anunciou a retirada de tarifas sobre produtos brasileiros, mencionando ter sido convencido pelos argumentos de Lula.

O Brasil adotou uma postura estratégica ao separar as negociações comerciais dos conflitos entre Bolsonaro e o STF, que originaram as retaliações americanas. Diferente da China, que optou pelo confronto direto com os EUA, o governo brasileiro preferiu manter-se discreto, sem provocar diretamente Trump.

As tarifas começaram a ser revertidas não tanto por influência do Brasil, mas devido à pressão interna nos EUA causada pela inflação. Ainda assim, empresários brasileiros desempenharam papel importante ao buscar a remoção das barreiras comerciais.

Politicamente, a imagem que prevaleceu foi a de que Lula saiu vitorioso e Bolsonaro, irrelevante. Essa percepção pode influenciar Trump a não interferir nas eleições brasileiras em favor de um candidato da direita.

A confiança cega dos bolsonaristas em Trump se mostrou equivocada. O presidente americano, conhecido por sua falta de lealdade e princípios, tem histórico de abandonar aliados, como demonstrado recentemente ao propor um plano de paz pró-Rússia para a Ucrânia.

Mesmo que novas sanções contra ministros do STF sejam adotadas, o fato permanece: Jair Bolsonaro foi descartado por Donald Trump, que hoje apenas lamenta sua prisão sem demonstrar qualquer apoio efetivo.

Share post:

Assine

Popular

Notícias Relacionadas
M5PORTS

Patrícia Calderon entrevista Ulisses Gabriel sobre indiciamento de M. pela morte do cão comunitário Orelha

Uma entrevista exclusiva da jornalista Patrícia Calderon para o...

Ulisses Gabriel detalha cronologia do Caso Orelha em entrevista de Patrícia Calderón

Em entrevista exclusiva para o portal LeoDias, a jornalista...

Margot Robbie elogia beleza de Wagner Moura em entrevista a Fernanda Talarico, do UOL, com Jacob Elordi

Em entrevista a Fernanda Talarico, do UOL, Margot Robbie,...

Leigh-Anne, ex-Little Mix, anuncia audição exclusiva de seu novo álbum em São Paulo

Leigh-Anne, ex-integrante do Little Mix, revelou que desembarcará no...
Translate »