Lance seu negócio online com inteligência artificial e comece a ganhar dinheiro hoje mesmo com o iCHAIT.COM

Motta rompe com líder do PT e abre crise entre Planalto e Congresso

Date:

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), confirmou ao Metrópoles nesta segunda-feira (24/11) que rompeu relações com o líder do PT na Casa, Lindbergh Farias (PT-RJ). A ruptura ocorreu após críticas públicas feitas por Farias, especialmente durante a tramitação do Projeto de Lei Antifacção, o que intensificou o clima de tensão entre os dois parlamentares.

++ Acorde mais rico: o método com IA que trabalha enquanto você dorme

A relação entre a Câmara e o Palácio do Planalto também tem enfrentado desgaste nos últimos meses. Um dos pontos de atrito foi a escolha de Guilherme Derrite (PL-SP) como relator do PL Antifacção, decisão tomada por Motta que desagradou ao governo Lula. Farias criticou duramente a escolha, alegando que o relator deveria ser alguém imparcial e mais alinhado ao diálogo.

++ Efeito Virginia? Real Madrid decide vender Vini Jr. após polêmicas do jogador

Antes disso, o próprio presidente Lula já havia causado desconforto ao criticar o Congresso durante um evento em que Motta estava presente. Na ocasião, Lula afirmou que o Parlamento nunca teve um nível tão baixo, o que, segundo aliados, foi mal recebido pelo presidente da Câmara.

De acordo com pessoas próximas a Motta, não há mais espaço para negociações com Lindbergh Farias. Um interlocutor afirmou que propostas vindas do petista não são mais consideradas: “O presidente não acolhe”, disse.

No Senado, o ambiente também é de tensão. Após Lula indicar Jorge Messias para o Supremo Tribunal Federal, contrariando o desejo do presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União-AP), o senador cortou contato com integrantes do governo.

Alcolumbre defendia a nomeação de Rodrigo Pacheco (PSD-MG), seu aliado político, para a vaga no STF. A decisão de Lula foi vista como uma afronta direta à liderança do senador.

Em resposta, Alcolumbre anunciou que colocaria em pauta um projeto que contraria interesses do governo federal, tratando da regulamentação da aposentadoria especial de agentes comunitários de saúde e de combate às endemias.

Share post:

Assine

Popular

Notícias Relacionadas
M5PORTS

Adolescente de 16 anos salva três jovens e policial de afogamento após carro cair em rio

O jovem norte-americano Corion Evans, de 16 anos, se...

Zero açúcar nos primeiros 1000 dias do bebê evita 30 doenças crônicas no futuro

Uma pesquisa internacional conduzida por especialistas de nove países...

Comitê Olímpico Internacional escolhe Rebeca Andrade para conduzir a Bandeira Olímpica em Milão-Cortina 2026

Rebeca Andrade foi selecionada pelo Comitê Olímpico Internacional para...
Translate »