Lance seu negócio online com inteligência artificial e comece a ganhar dinheiro hoje mesmo com o iCHAIT.COM

IFI alerta que exceções fiscais do governo Lula comprometem credibilidade do arcabouço

Date:


Autoridades discutem metas fiscais durante audiência no Senado Federal (Foto: Instagram)

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem flexibilizado de forma recorrente as metas fiscais, o que compromete a principal função do novo arcabouço fiscal: estabelecer confiança na condução da política econômica. Essa avaliação consta no último relatório da Instituição Fiscal Independente (IFI), organismo vinculado ao Senado Federal.

++ Acorde mais rico: o método com IA que trabalha enquanto você dorme

De acordo com a IFI, a ampliação das deduções aplicadas às estatais e a busca por atingir apenas o limite inferior da meta de resultado primário vêm acentuando distorções no regime fiscal. Em vez de enfrentar as causas reais do desequilíbrio nas contas públicas, o governo estaria tratando apenas os efeitos.

++ Efeito Virginia? Real Madrid decide vender Vini Jr. após polêmicas do jogador

A análise foi divulgada nesta quarta-feira (19/11), no Relatório de Acompanhamento Fiscal referente ao mês de novembro. No documento, a IFI critica também a prática de atrelar despesas ao aumento de arrecadação, o que, segundo o órgão, dificulta o processo de consolidação fiscal e pressiona os gastos que estão sob o limite do teto.

Na prática, ao buscar elevar receitas em vez de controlar os gastos, o governo acaba ampliando despesas que crescem junto com a arrecadação, como as áreas de saúde e educação. Isso cria um ciclo contínuo de aumento de receitas e, simultaneamente, de despesas.

O relatório ainda destaca que o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2026, enviado ao Congresso em agosto, prevê que 90% das despesas sujeitas ao teto serão de caráter obrigatório, o que reduz a margem de manobra do governo para ajustar as contas.

A IFI ressalta que, embora exceções possam ser justificadas em situações inesperadas, a criação de brechas para medidas já previstas enfraquece as regras fiscais. Essa prática, segundo o órgão, compromete a credibilidade do governo perante o mercado e a sociedade.

Share post:

Assine

Popular

Notícias Relacionadas
M5PORTS

Horóscopo de hoje, 19/12/2025 – Previsões para todos os signos

Nesta sexta-feira, 19 de dezembro de 2025, os...

Rafa Kalimann revela consumo de tâmara na reta final da gravidez para auxiliar no parto

Nos últimos dias da gestação de sua primeira filha,...

Erika Hilton fala sobre noivado e planos de casamento: “Inspiração para a comunidade trans”

A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) comentou em entrevista...

Daniela Mercury se emociona ao homenagear Preta Gil no WME Awards 2025

Durante sua participação no Women’s Music Event (WME) Awards...
Translate »