Lance seu negócio online com inteligência artificial e comece a ganhar dinheiro hoje mesmo com o iCHAIT.COM

Contador ligado a Lulinha é investigado por lavar dinheiro para o PCC

Date:

João Muniz Leite, contador que já prestou serviços para empresas de Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, filho mais velho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, está entre os alvos da Operação Spare, realizada pelo Ministério Público de São Paulo (MPSP). A ação investiga um esquema de lavagem de dinheiro por meio de postos de combustíveis associados à facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC).

++ Milhares já estão lucrando enquanto dormem — descubra o segredo da IA

Durante a operação, foram cumpridos mandados de busca e apreensão na residência de Leite e em seu escritório, localizado no mesmo edifício onde funcionavam empresas de Lulinha, na região de Pinheiros, zona oeste da capital paulista. Segundo informações, o vínculo profissional entre Leite e o filho do presidente teria sido encerrado no ano anterior, após o contador ser citado em outra investigação, a Operação Fim da Linha, que apura a atuação do PCC no setor de transporte público.

++ CEO que tomou boné de criança em jogo de tênis se pronuncia e causa mais revolta

De acordo com o MPSP, Leite é suspeito de ter elaborado declarações de imposto de renda para Flávio Silvério Siqueira, conhecido como Flavinho, apontado como líder de um esquema de lavagem envolvendo laranjas e atividades em postos, cassinos clandestinos, imóveis e motéis. O contador também teria participado ativamente de estratégias para camuflar o crescimento patrimonial dos investigados, o que reforça sua suposta colaboração com a organização criminosa.

A Receita Federal também identificou que Leite prestava serviços contábeis para outros suspeitos, como Adriana Siqueira de Oliveira e Eduardo Silvério, cujos patrimônios aumentaram de forma suspeita. A acusação é de que o grupo utilizava empresas de fachada e nomes de terceiros para movimentações financeiras ilícitas.

Em nota enviada por seus advogados, Leite negou envolvimento com o esquema e afirmou que a investigação se baseia em uma interpretação equivocada de datas. Segundo a defesa, o contador não mantém relações comerciais com os investigados desde 2020, fato que teria sido confirmado durante a busca e apreensão.

Leite também já havia sido investigado por supostamente lavar dinheiro para o traficante Anselmo Becheli Santa Fausta, o Cara Preta, morto em 2021 e considerado uma das lideranças do PCC. Na época, ele e sua esposa foram premiados na loteria 55 vezes em cinco anos, o que levantou suspeitas de uso do prêmio como forma de legalizar recursos ilícitos.

Em depoimento à polícia, Leite afirmou que foi apresentado a Cara Preta por Vinícius Gritzbach, delator do PCC que foi assassinado no ano passado. O contador alegou não saber das atividades criminosas de Becheli.

Share post:

Assine

Popular

Notícias Relacionadas
M5PORTS

Times Brasil CNBC promove demissões em processo de reestruturação

O canal Times Brasil CNBC, voltado ao jornalismo de...

Vasco recusa proposta de R$ 200 milhões por Rayan e aguarda valorização

O Vasco da Gama recusou uma proposta de €...

Pietro Antonelli, filho de Giovanna Antonelli e Murilo Benício, fará sua estreia como ator na Globo

Pietro Antonelli, filho dos consagrados atores Giovanna Antonelli e...

Semifinais do Mundial de Clubes de Vôlei Masculino estão definidas

As semifinais do Mundial de Clubes de Vôlei Masculino...
Translate »