Um desentendimento envolvendo a primeira-dama Janja da Silva e Lurian da Silva, filha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, teria ocorrido na noite de domingo (15), no Sambódromo da Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, durante o desfile da Acadêmicos de Niterói, escola que homenageou o chefe do Executivo. As informações foram divulgadas pela Folha de S.Paulo.
Segundo relatos citados pelo jornal, autoridades, familiares e convidados estavam no camarote da prefeitura do Rio para acompanhar a apresentação, enquanto o presidente permanecia em uma sala reservada, de acesso restrito, cuja entrada dependia de autorização dele e da primeira-dama. Lurian teria entrado no espaço acompanhada de Thiago, neto de Lula, para cumprimentar o pai.
++ Nanda Maciel confirma missa de sétimo dia de Henrique Maderite em Ouro Preto
De acordo com as versões relatadas, ao perceber que a filha pretendia permanecer no local, Janja teria indicado que o momento não seria adequado para conversas prolongadas. Ainda conforme os relatos, a primeira-dama afirmou, elevando o tom: “Aqui não é lugar para isso” e pediu que Lurian deixasse a sala.
A situação evoluiu para uma discussão diante do presidente, do vice-presidente Geraldo Alckmin e da esposa dele, Lu Alckmin. Segundo os relatos, Lurian também teria elevado o tom e dito que Janja não compreendia a dinâmica familiar entre pais e filhos. Como a porta do ambiente estava aberta, assessores da Presidência e da prefeitura teriam ouvido a conversa.
Após o episódio, pai e filha se despediram e Lurian retornou à área onde estavam ministros e demais convidados. Pessoas presentes relataram que a situação se espalhou pelo camarote e que a filha do presidente foi vista emocionada.
O clima no espaço reservado também teria gerado dificuldades de acesso para integrantes do governo que aguardavam para falar com Lula. Um dos ministros ouvidos pela coluna afirmou que o ambiente estava tenso e que a justificativa recebida era a tentativa de evitar tumulto em uma sala considerada pequena.
Segundo a Folha, ao ser procurada Lurian declarou: “Eu nem vi a Janja. Só vi o meu pai. Ela não estava na sala quando eu entrei”.


