De acordo com informações divulgadas pelo Portal de Notícias VV8 TV, o ex-diretor da inteligência militar da Venezuela, Hugo “El Pollo” Carvajal, anunciou que pretende entregar documentos inéditos que, segundo ele, comprovam um suposto financiamento ilegal da campanha eleitoral do presidente Luiz Inácio Lula da Silva por parte do governo venezuelano.
Carvajal foi chefe da inteligência militar venezuelana durante os governos de Hugo Chávez e Nicolás Maduro e atualmente está sob custódia nos Estados Unidos, onde colabora com as autoridades americanas em investigações. O Departamento de Justiça (DoJ), anunciou, em junho de 2025, que o ex-general se declarou culpado nos Estados Unidos e estaria negociando a entrega de provas em troca de uma possível redução de pena.
Ainda segundo informações do VV8 TV, fontes próximas a ele afirmam que os documentos que possui conteriam detalhes sobre como a estatal petrolífera venezuelana PDVSA teria sido usada para canalizar recursos ilícitos que beneficiariam líderes de esquerda na América Latina, incluindo o Brasil.
++ Nattan celebra chegada da primeira filha, Zuza, com Rafa Kalimann
As alegações não são novas. Anteriormente, documentos obtidos e divulgados pelo The Objective mostraram um relatório confidencial entregue por “El Pollo” Carvajal ao Tribunal Nacional, no qual o ex-oficial militar afirma que o governo venezuelano financia ilegalmente movimentos políticos de esquerda em todo o mundo há pelo menos 15 anos.
No entanto, até o momento, não há nenhuma confirmação oficial de que esses documentos de fato existam ou que tenham sido apresentados a qualquer autoridade americana. Autoridades do governo federal ainda não se manifestaram oficialmente sobre as alegações atribuídas ao ex-general venezuelano, e não há registros públicos de investigações formais baseadas nessas promessas de provas.


