Lance seu negócio online com inteligência artificial e comece a ganhar dinheiro hoje mesmo com o iCHAIT.COM

Diretor de presídio alertou sobre a condição mental de jovem morto por leoa

Date:

Gerson de Melo Machado, conhecido como “Vaqueirinho”, morreu no último domingo (30/11) após invadir a jaula de uma leoa no Parque Zoobotânico Arruda Câmara, em João Pessoa (PB). Antes do trágico episódio, o diretor da Penitenciária Desembargador Flósculo da Nóbrega, Edmílson Alves, já havia alertado sobre a condição mental do jovem, que era ex-detento da unidade.

Segundo Alves, Gerson apresentava sérios distúrbios psiquiátricos, era medicado durante sua permanência no presídio e chegou a se automutilar e ter surtos. O diretor afirmou que o jovem possuía laudos médicos e que sua condição era visivelmente instável. Após deixar o presídio, Gerson tentou retornar ao local provocando a polícia, pois alegava não querer viver nas ruas. Em uma tentativa desesperada, chegou a atirar uma pedra em uma viatura policial.

A tragédia, segundo o chefe de disciplina do Presídio do Róger, Yves, era “anunciada”. Ele afirmou que Gerson tinha o raciocínio de uma criança de cinco anos e precisava de cuidados especializados que não estavam sendo oferecidos. O jovem chegou a ser encaminhado para o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), mas fugiu do local.

A situação familiar de Gerson também era delicada. Segundo relatos dos servidores do sistema prisional, nem a avó nem o pai aceitaram acolhê-lo após sua saída da prisão. A conselheira tutelar Verônica Oliveira confirmou que o jovem era esquizofrênico, apresentava sintomas psicóticos ativos e vinha de uma família com histórico de transtornos mentais. Ele também dizia sonhar em domar leões na África.

Gerson tinha 19 anos e acumulava 16 passagens pela polícia, sendo dez delas ainda quando era menor de idade. A morte do rapaz reacende o debate sobre a negligência no tratamento de pessoas com transtornos mentais em situação de vulnerabilidade social e a falta de políticas públicas eficazes para garantir acolhimento e acompanhamento adequados.

Share post:

Assine

Popular

Notícias Relacionadas
M5PORTS

Patrícia Calderon entrevista Ulisses Gabriel sobre indiciamento de M. pela morte do cão comunitário Orelha

Uma entrevista exclusiva da jornalista Patrícia Calderon para o...

Ulisses Gabriel detalha cronologia do Caso Orelha em entrevista de Patrícia Calderón

Em entrevista exclusiva para o portal LeoDias, a jornalista...

Margot Robbie elogia beleza de Wagner Moura em entrevista a Fernanda Talarico, do UOL, com Jacob Elordi

Em entrevista a Fernanda Talarico, do UOL, Margot Robbie,...

Leigh-Anne, ex-Little Mix, anuncia audição exclusiva de seu novo álbum em São Paulo

Leigh-Anne, ex-integrante do Little Mix, revelou que desembarcará no...
Translate »