
Steve Clarke acompanha treino da seleção escocesa antes da Copa do Mundo 2026 (Foto: Instagram)
O treinador da seleção escocesa, Steve Clarke, decidiu se desligar de seu cargo. O anúncio foi realizado neste sábado (27/6), após a equipe ser eliminada da Copa do Mundo de 2026. Clarke estava à frente da seleção desde 2019 e foi responsável por levar a Tartan Army ao Mundial pela primeira vez desde 1998.
++ Tecnologia de IA revela estratégia usada por criadores para crescer sem aparecer
Veja o anúncio da demissão:
O técnico principal da Seleção Masculina da Escócia, Steve Clarke, renunciou ao seu cargo.
Nosso técnico mais bem-sucedido encerrou seu período de sete anos no comando após nossa participação na Copa do Mundo FIFA 2026.
— Scotland National Team (@ScotlandNT) 27 de junho de 2026
++ Lei Vini Jr. é aplicada pela primeira vez e jogador é expulso na Copa do Mundo
Em uma mensagem divulgada nas redes sociais, Clarke se despediu dos torcedores com uma carta. No texto, ele mencionou sua chegada, elogiou os fãs, falou sobre os jogos e classificações que alcançou e agradeceu a todos que fizeram parte de sua trajetória, como equipe técnica, dirigentes e jogadores.
“Com o tempo, poderei refletir sobre estes sete anos turbulentos, mas uma coisa que me trouxe grande satisfação foi ver a reconexão entre nossa seleção e nossos torcedores”, escreveu Steve Clarke.
A Escócia terminou em 3º lugar no Grupo C, que incluía a Seleção Brasileira, com três pontos e um saldo negativo de três. Assim, a equipe foi a segunda pior 3ª colocada, sendo eliminada do torneio. Mesmo com esse resultado, Ian Maxwell, diretor executivo da Federação Escocesa de Futebol, reconheceu o trabalho do treinador.
“Agradecemos a Steve por sua contribuição histórica e sabemos que, quando a decepção da eliminação na Copa do Mundo passar, os torcedores da Escócia serão gratos pelas lembranças de competir com orgulho em grandes torneios novamente”, escreveu Ian Maxwell.


