
Clubes oficializam saída do Futebol Forte União após medida do Cade (Foto: Instagram)
Botafogo, Cruzeiro, Goiás e Operário-PR comunicaram oficialmente aos investidores do Futebol Forte União (FFU) que têm a intenção de sair do bloco econômico. As notificações foram enviadas logo após o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) conceder uma medida preventiva contra a Sports Media Participações S.A., impedindo-a de dificultar a saída de clubes que queiram se desligar do FFU.
++ Tecnologia de IA revela estratégia usada por criadores para crescer sem aparecer
A decisão do Cade foi baseada em um pedido do CSA, de Alagoas, que questionou as cláusulas impostas pela Sports Media para a saída de membros do condomínio do FFU. Conforme o site Máquina do Esporte, que teve acesso às notificações enviadas pelos clubes à Sports Media e ao FFU, os documentos são semelhantes, mas apresentam algumas diferenças.
++ Lei Vini Jr. é aplicada pela primeira vez e jogador é expulso na Copa do Mundo
Botafogo, Cruzeiro e Goiás deram um prazo de 10 dias para a efetivação do desligamento do Condomínio Forte União. No entanto, condicionam uma possível permanência ao cumprimento de três exigências por parte do FFU e dos investidores.
Operário quer recomprar direitos
O Operário foi o primeiro clube a formalizar a notificação após a decisão do Cade e adotou uma postura mais firme, informando que pretende recomprar os direitos de mídia anteriormente transferidos à Sports Media.
Para isso, o clube solicita que a empresa apresente o valor de recompra conforme estipulado no contrato, acompanhado das respectivas memórias de cálculo, além da relação dos contratos de comercialização vigentes que incluam direitos do clube.
Na notificação, o Operário também questiona a participação da LiveMode, dona da CazéTV, na comercialização dos direitos de mídia dos clubes ligados ao FFU.
Segundo o documento, existe um "conflito de interesse na escolha pelo Investidor da agência Livemode para comercialização dos direitos, que hoje atua como sócia dos direitos de transmissão da LFU, comercializadora e transmissora, via CazéTV".
A investidora contesta o entendimento do Cade
Antes mesmo de receber as notificações dos clubes, a Sports Media divulgou uma nota questionando a decisão do Cade, classificando-a como "sem efeitos práticos relevantes, fruto de entendimento incorreto sobre os fatos".
A nota destaca ainda que o próprio Cade reconhece que os direitos patrimoniais e as obrigações financeiras previstos nos contratos permanecem válidos e plenamente exigíveis, preservando os direitos adquiridos pela companhia no acordo de investimento.
Por fim, a Sports Media Entertainment afirma confiar na atuação do Cade e diz acreditar que, após a apresentação de esclarecimentos e a análise completa dos fatos, a autarquia revisará a decisão para refletir, segundo a empresa, os aspectos jurídicos e concorrenciais envolvidos.
Divisão fortalece debate sobre liga única
O novo rompimento entre clubes e um dos blocos econômicos do futebol brasileiro amplia as discussões sobre a criação de uma liga única, com participação relevante da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
O movimento ocorre em meio a um processo iniciado no começo deste ano, quando a CBF fechou acordo diretamente com Náutico e São Bernardo para os direitos de transmissão da Série B do Campeonato Brasileiro, aumentando o distanciamento entre os clubes e seus respectivos blocos econômicos.
Durante a Copa do Mundo, dirigentes de clubes também estiveram em Orlando, nos Estados Unidos, onde conheceram a estrutura da Major League Soccer (MLS) e de outras ligas esportivas norte-americanas.


