O Cruzeiro confirmou a contratação de Tite como novo treinador da equipe principal. O acerto foi finalizado na manhã desta terça-feira (16/12), durante reunião no Rio de Janeiro com os representantes do técnico. O contrato firmado tem validade até o final de 2026.
Tite chegou a Belo Horizonte em um jatinho particular do empresário Pedro Lourenço, dono da SAF do clube, e deve ser apresentado oficialmente ainda hoje. A mudança no comando técnico acontece após a saída de Leonardo Jardim, que pediu desligamento na segunda-feira (15/12) alegando necessidade de preservar sua saúde física e mental.
O novo técnico assume o time em meio à preparação para o início da temporada. A estreia do Cruzeiro no Campeonato Mineiro está marcada para 10 de janeiro, contra o Pouso Alegre, no Mineirão. Já no Brasileirão, a equipe enfrentará o Botafogo, no Rio de Janeiro, no fim do próximo mês.
Leonardo Jardim, que assumiu o clube em fevereiro deste ano, conduziu o Cruzeiro à semifinal da Copa do Brasil e ao terceiro lugar na Série A do Campeonato Brasileiro, garantindo vaga direta na fase de grupos da Libertadores de 2026. Em 55 jogos sob seu comando, foram 26 vitórias, 18 empates e 11 derrotas.
Aos 64 anos, Tite estava afastado do futebol desde setembro de 2024, quando deixou o Flamengo. Em abril, chegou a ter um acordo verbal com o Corinthians, mas desistiu após enfrentar uma crise de ansiedade. Recentemente, afirmou estar pronto para retornar ao futebol profissional.
Esta será a segunda passagem de Tite por Minas Gerais. Em 2005, ele treinou o Atlético Mineiro, saindo antes do rebaixamento do clube à Série B. Em 2022, declarou sentir um “senso de dívida” com o Galo.
Tite tem um currículo expressivo, com duas passagens pela Seleção Brasileira e grandes conquistas no Corinthians, incluindo dois Campeonatos Brasileiros (2011 e 2015), a Libertadores e o Mundial de Clubes da FIFA em 2012, além do Paulistão e da Recopa Sul-Americana em 2013.


