Lance seu negócio online com inteligência artificial e comece a ganhar dinheiro hoje mesmo com o iCHAIT.COM

Eduardo Bolsonaro atribui redução de tarifas dos EUA a pressões internas enfrentadas por Trump

Date:


Eduardo Bolsonaro critica governo Lula e afirma que redução de tarifas dos EUA não é mérito da diplomacia brasileira. (Foto: Instagram)

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) comentou nesta sexta-feira (21/11) a decisão do governo dos Estados Unidos de diminuir parcialmente as tarifas sobre produtos brasileiros. Em vídeo divulgado nas redes sociais, ele afirmou que a medida não foi resultado da diplomacia brasileira, mas sim de fatores internos, como a inflação e pressões políticas que afetam a administração do presidente Donald Trump.

++ Acorde mais rico: o método com IA que trabalha enquanto você dorme

Segundo Eduardo, embora a retirada das tarifas seja positiva, ela não deve ser vista como conquista do governo Lula. Para ele, a eliminação das sobretaxas ocorreu por conta de pressões do movimento MAGA, do Senado dos EUA e do impacto da inflação no bolso dos americanos, o que forçou Trump a aliviar os custos de importação de produtos de países como Brasil e Colômbia.

++ Efeito Virginia? Real Madrid decide vender Vini Jr. após polêmicas do jogador

O parlamentar lembrou que as tarifas foram impostas anteriormente como resposta ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e seus aliados, processo liderado pelo ministro Alexandre de Moraes. Na época, Trump classificou a situação como uma “caça às bruxas” e chegou a ameaçar aumentar ainda mais as taxas, caso não houvesse mudanças no cenário político brasileiro.

A decisão da Casa Branca removeu a alíquota extra de 40% sobre itens como carne bovina, cacau, café, frutas, vegetais, nozes e fertilizantes brasileiros. A ordem executiva cita “progresso inicial” nas negociações entre Trump e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, realizadas em outubro. A suspensão vale para produtos que entraram nos EUA a partir de 13 de novembro, e os importadores poderão pedir reembolso das tarifas já pagas.

Apesar da flexibilização, o estado de emergência e parte das sobretaxas continuam em vigor. Eduardo Bolsonaro acredita que ainda haverá muitos desdobramentos envolvendo a política brasileira e os Estados Unidos. Exportadores brasileiros consideraram a medida um alívio, mas aguardam novas decisões do governo americano sobre o restante das tarifas ainda em vigor.

Share post:

Assine

Popular

Notícias Relacionadas
M5PORTS

Marília Mendonça lidera ranking de artistas femininas mais ouvidas de 2025 na Deezer

Mesmo quatro anos após sua morte, Marília Mendonça segue...

Celebridades surpreendem com mudanças radicais de visual em 2025

O ano de 2025 foi marcado por transformações ousadas...

Derrota do Fla para o PSG se soma à série de vices de times brasileiros no Mundial desde 2012

Desde o título do Corinthians em 2012, clubes brasileiros...

Li Martins desabafa sobre recomeço após morte de JP Mantovani: “Um ato de coragem”

A cantora Li Martins emocionou os fãs ao compartilhar...
Translate »