Lance seu negócio online com inteligência artificial e comece a ganhar dinheiro hoje mesmo com o iCHAIT.COM

Governo amplia prazo para beneficiários do Bolsa Família realizarem cadastro biométrico

Date:


Cadastro biométrico será obrigatório para beneficiários do Bolsa Família até 2026. (Foto: Instagram)

Pessoas que recebem benefícios sociais, como o Bolsa Família, terão até o dia 1º de maio de 2026 para realizar o cadastro biométrico no sistema nacional. Esse procedimento é necessário para obter a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), que será utilizada como base de dados para a concessão dos benefícios. A informação foi divulgada nesta terça-feira (19/11) pela ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

++ Acorde mais rico: o método com IA que trabalha enquanto você dorme

Segundo a ministra, a biometria é uma ferramenta essencial para evitar fraudes no sistema de benefícios sociais. Ela também ressaltou que a nova CIN é “dez vezes mais segura” do que os documentos de identidade convencionais.

++ Efeito Virginia? Real Madrid decide vender Vini Jr. após polêmicas do jogador

Embora todos os cidadãos brasileiros tenham até 2032 para substituir seus documentos pela CIN, o prazo é mais curto para quem recebe benefícios sociais. Atualmente, todos os estados brasileiros já emitem a nova identidade, e a primeira via é gratuita.

O MGI explicou que o cronograma de obrigatoriedade da biometria varia conforme o tipo de benefício. Para quem solicita ou renova o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e benefícios da Previdência Social, a exigência começa já em 21 de novembro de 2025.

Já para programas como Bolsa Família, salário maternidade, pensão por morte, seguro-desemprego, abono salarial e benefício por incapacidade temporária, o prazo final para cadastrar a biometria é 1º de maio de 2026. A partir de 1º de janeiro de 2027, será necessário ter biometria para qualquer renovação ou novo pedido. Em 2028, a CIN será obrigatória para todos os casos.

O governo federal anunciou que fará uma busca ativa para garantir que todos os beneficiários realizem o cadastro. A comunicação será semelhante à feita para os participantes do ENEM, com avisos frequentes. Durante a transição, dados biométricos de outras fontes oficiais, como CNH e título de eleitor, poderão ser utilizados.

Share post:

Assine

Popular

Notícias Relacionadas
M5PORTS

Horóscopo de hoje, 19/12/2025 – Previsões para todos os signos

Nesta sexta-feira, 19 de dezembro de 2025, os...

Rafa Kalimann revela consumo de tâmara na reta final da gravidez para auxiliar no parto

Nos últimos dias da gestação de sua primeira filha,...

Erika Hilton fala sobre noivado e planos de casamento: “Inspiração para a comunidade trans”

A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) comentou em entrevista...

Daniela Mercury se emociona ao homenagear Preta Gil no WME Awards 2025

Durante sua participação no Women’s Music Event (WME) Awards...
Translate »